A empresa de logística ferroviária Rumo contratou o serviço de banda larga via satélite da Starlink para garantir conectividade em suas locomotivas. O projeto está em andamento desde fevereiro, com a meta de conectar cerca de 400 composições, por meio da instalação de antenas nos trens.
A ideia é usar o serviço de conectividade da empresa da SpaceX para garantir comunicação estável entre trens e o centro de controle, mesmo em áreas com cobertura limitada ou sem sinal de rede móvel. O recurso já foi aplicado em áreas de difícil acesso nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
O investimento também visa a ampliar as medidas de segurança, em caso de ocorrências durante o percurso dos trens. O serviço da Starlink funciona como uma "terceira via" de conexão, uma vez que a empresa já utiliza rede móvel e satélite tradicional em seus sistemas de comunicação.
A Rumo informou que os testes de campo com a Starlink mostraram estabilidade de sinal superior a 97%, assegurando transmissão de dados operacionais, suporte técnico remoto e atualização de software sem impactar a circulação dos trens.
"Essa solução não apenas garante a continuidade das nossas operações em qualquer cenário, como também abre caminho para um futuro com trens cada vez mais conectados, inteligentes e seguros", afirmou Marco Andriola, diretor de Tecnologia da Rumo, em nota.
A Rumo atua como operadora ferroviária de cargas, com mais de 13 mil quilômetros de ferrovias. A malha da companhia passa por nove estados, e a base operacional inclui 1,2 mil locomotivas, 33 mil vagões, dez terminais de transbordo e seis terminais portuários.