MI6 abre portal na dark web para recrutar espiões

há 1 mês 15

O Serviço Secreto de Inteligência do Reino Unido (MI6) publicou na sexta-feira um portal na dark web para recrutar indivíduos “em qualquer parte do mundo com acesso a informações sensíveis relacionadas ao terrorismo ou a atividades de inteligência hostis”.

Leia também
VirusTotal lança endpoint Code Insight
Grupo adota IA em ataques a hotéis brasileiros

A iniciativa será apresentada em Istambul por Sir Richard Moore, chefe em fim de mandato do MI6, também conhecido como Secret Intelligence Service (SIS). Moore já atuou como embaixador na Turquia e será substituído no final do mês por Blaise Metreweli, primeira mulher a ocupar o cargo.

O sistema, chamado Silent Courier, é uma plataforma de mensagens seguras hospedada na rede Tor e tem como objetivo exclusivo o recrutamento de agentes, e não de oficiais de carreira do SIS. Apesar de a rede Tor ser frequentemente usada por criminosos, o MI6 junta-se a organizações como a CIA e veículos de imprensa que utilizam o recurso para proteger fontes.

Para orientar o acesso, o MI6 publicou instruções em um canal oficial no YouTube em sete idiomas, acompanhadas de um vídeo que encena indivíduos que tomaram a decisão de contatar a agência de forma anônima. A secretária de Relações Exteriores, Yvette Cooper, destacou que a tecnologia fortalece as operações de inteligência britânicas diante do aumento das ameaças globais.

O MI6 recomenda que quem for utilizar o Silent Courier faça o download do navegador Tor em um dispositivo que não esteja associado à sua identidade e evite conexões de internet ligadas diretamente ao usuário, de modo a reduzir os riscos de rastreamento.

Ler artigo completo