A operadora Vivo anunciou nesta sexta-feira, 17, o Proteção Rua. De acordo com a operadora, o serviço permite ao cliente definir uma localização segura para o uso dos aplicativos no smartphone. A solução faz parte da plataforma Modo Seguro, uma das estratégias da operadora para oferecer mecanismos de proteção em caso de furtos e roubos de celulares no Brasil.
Segundo a Vivo, Proteção Rua está disponível para clientes Pós e Controle. É possível cadastrar até 20 locais de segurança, com raio de até 1 Km. Ao sair dessas zonas, os apps previamente definidos são bloqueados e é necessário informar a senha cadastrada no momento da ativação do serviço.
O serviço, no entanto, não é gratuito. Os clientes elegíveis interessados no Proteção Rua devem contratar a ferramenta pagando uma mensalidade de R$ 5. O programa é compatível com o sistema operacional iOS (a partir da versão 16) ou Android (a partir da versão 8).
"Também é possível ativar uma senha de ameaça e notificar um contato de confiança em situações de emergência. Nesse caso, o aplicativo envia uma mensagem, informando a localização do usuário", informou a Vivo em nota.
Segurança pública
O número de ocorrências de furto e roubo de celulares cresceu no Brasil, à medida em que serviços bancários se tornam mais digitais. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Amazonas, Distrito Federal, Amapá, Rondônia e São Paulo foram as unidades da federação com a maior taxa de incidência desses crimes no País em 2024.
Maior mercado da Vivo no Brasil, a cidade de São Paulo concentrou 18,5% de todos os furtos e roubos de celulares do Brasil no ano passado. Isso significa quase 1,5 mil casos para cada 100 mil habitantes — o que equivale a 19 celulares subtraídos por hora.
Soluções
A Vivo anunciou ter ampliado o portfólio de segurança digital da empresa com o Surfie, aplicativo de controle parental que usa inteligência artificial (IA) para monitorar atividades online, localização e tempo de uso de crianças e adolescentes. O serviço custa R$ 19,90 mensais.
As soluções integram a plataforma Modo Seguro, que também oferece serviços gratuitos como o Vivo Anti Spam e ferramentas para bloqueio remoto de aparelhos, além de orientações e serviços adicionais de proteção digital.