Juscelino Filho articula criação de frente parlamentar para telecom e soluções digitais

há 5 dias 13
Juscelino Filho durante o Painel Telebras 2024. Foto: Divulgação

O ex-ministro das Comunicações e deputado federal, Juscelino Filho, está à frente de uma iniciativa que pode criar a primeira frente parlamentar com foco em telecomunicações. Ele iniciou a coleta de assinatura para criar a Frente Parlamentar Mista das Telecomunicações e Soluções Digitais. Segundo Juscelino Filho, em conversa com esse noticiário, o foco da frente será em conectividade e serviços digitais, passando por IA e eventualmente radiodifusão. "Estamos agora em processo de coleta de assinaturas, o que deve levar mais uma semana, e de criação do instituto que vai dar suporte aos nossos trabalhos", disse o ex-ministro. Para a criação de uma Frente Parlamentar Mista são necessárias 198 assinaturas.

Ele disse que ainda não abriu interlocução formal com todas as associações setoriais de telecomunicações mas que esse será o próximo passo. "Queremos o apoio de todas as associações que acompanham o setor, para ajudar a empurrar uma agenda positiva", disse Juscelino.

Lançamento em novembro

Segundo Juscelino Filho, os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre já estão acopanhando a proposta de criação da frente e Motta teria inclusive encomendado uma lista de temas e matérias que possam ser aprovadas pela Câmara ainda em 2025 para criar uma agenda positiva para questões de inclusão e conectividade. "A ideia é fazer formalmente o lançamento da frente nessa ocasião, mais para o final de novembro", diz ele.

A presidência da frente parlamentar ficará sob a batuta do ex-ministro Juscelino. E segundo ele, já estariam articuladas a participação do Senado Eduardo Gomes (PL/TO) como vice-presidente da frente no Senado, da deputada Luisa Canziani (PSD/PR) como vice-presidente na Câmara e do deputado Vitor Lippi (PSDB/SP) como secretário geral.

Ler artigo completo