DE-CIX inaugura IX no Rio de Janeiro e amplia presença no Brasil

há 4 horas 2
DE-CIXFoto: DE-CIX/Divulgação

A operadora global de pontos de troca de tráfego (IX) DE-CIX, anunciou o início da operação do novo hub de interconexão da empresa no Brasil, no Rio de Janeiro.

Segundo a companhia, o ponto já ativo reúne dez redes participantes. Entre elas estão a Sjnet Telecomunicações e a Nexuslink Datacenter. A expansão ocorre pouco mais de um mês após o início das operações da firma em São Paulo.

Segundo a DE-CIX, o novo IX oferece às empresas locais, provedores de Internet, plataformas de nuvem e redes corporativas uma "plataforma neutra e de alto desempenho" para troca direta de tráfego (peering) e interconexão multicloud. A companhia também afirmou ter interconectado suas infraestruturas, permitindo que redes conectadas no Rio acessem diretamente o tráfego do DE-CIX São Paulo, do DE-CIX Nova York e de outros pontos do ecossistema global da empresa.

Em nota, a operadora disse que a chegada ao Rio ocorre em um momento de crescimento da demanda por conectividade. A DE-CIX destacou que a nova infraestrutura deve fortalecer a entrega de conteúdo, serviços em nuvem e aplicações corporativas, além de impulsionar a economia digital da região.

"O Rio de Janeiro exerce um papel estratégico na conectividade do Brasil. Por meio da nossa infraestrutura, queremos fortalecer o ecossistema digital da região, conectando a cidade ao mundo com eficiência, segurança e alto desempenho", afirmou o diretor de desenvolvimento de negócios no Brasil da DE-CIX, Darwin da Costa.

Fundada em 1995, a DE-CIX diz operar cerca de 60 pontos de interconexão distribuídos pela Europa, África, América do Norte e do Sul, Oriente Médio e Ásia. O principal deles, o DE-CIX Frankfurt, na Alemanha, processa o equivalente a 45 exabytes de dados por ano e conecta 1,1 mil redes.

Ler artigo completo