O Gartner prevê que o mercado de inteligência artificial agêntica passará por um período de correção e consolidação no curto prazo, devido ao excesso de oferta de modelos e plataformas em relação à demanda atual.
De acordo com a consultoria, o hype e o medo de ficar de fora (FOMO, "fear of missing out") darão lugar a fatores econômicos. As empresas de IA sem diferenciação clara serão as perdedoras, enquanto participantes estabelecidos com capital e capacidade de adquirir talentos serão os vencedores.
"A correção iminente do mercado de IA agêntica é diferente das bolhas especulativas alimentadas por engenharia financeira sistêmica, fraude ou políticas", afirma o diretor analista sênior do Gartner, Will Sommer.
"Neste momento, o produto subjacente, a IA agêntica, é sólido, e a correção atual do setor, em que os mercados se racionalizam e consolidam, é uma parte normal do ciclo de vida do produto. No entanto, uma 'bolha especulativa' ainda pode se formar se o investimento se distanciar do potencial intrínseco da IA agêntica de entregar valor econômico tangível e proporcional."
Fonte: GartnerA longo prazo, acredita-se que a consolidação permitirá que os líderes do setor desenvolvam produtos agênticos mais confiáveis e voltados para resultados de negócios específicos, facilitando a adoção por clientes que hoje têm dificuldades. Isso inclui o desenvolvimento de modelos de linguagem específicos de domínio.
Após a fase de transição, o mercado de IA agêntica deverá superar as expectativas de adoção, impulsionado por métricas tangíveis de produtividade e lucro.
.png)
há 9 horas
5









English (US) ·
Portuguese (BR) ·