A 17ª edição da Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel) espera receber 7 mil visitantes entre os dias 22 e 25 de outubro, em Santa Rita do Sapucaí (MG). O objetivo do evento é reforçar o papel do município como polo de tecnologia e inovação e mostrar a maturidade desse ecossistema na região.
O evento é gratuito e promovido pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares (Sindvel) e pela Associação Industrial local, com apoio do Sebrae, FIEMG, Prointec e Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, além do patrocínio da Fitec.
"Dentro deste município de 40 mil habitantes, temos um expressivo faturamento de R$ 3,2 bilhões", disse Roberto de Souza Pinto, presidente do Sindvel (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica). "O setor eletroeletrônico é o único em Minas Gerais que recebeu benefício de ICMS zero, para atrair mais empresas e evitar que elas fossem embora".
Entre os temas em destaque na edição deste ano estão automação no campo, cidades inteligentes, inteligência artificial (IA), saúde digital, Internet das coisas (IoT), radiodifusão e soluções biomédicas.
Além dos painéis e mostras tecnológicas, a Fivel 2025 terá rodadas de negócios voltadas à indústria eletrônica e à inovação. "É um evento de produtos nacionais. Muitos dos produtos são desenvolvidos do zero aqui, passando pelo processo de inovação e, mais importante, produção local. A feira não é um conjunto de empresas que importa produtos da Ásia para expor aqui", disse o presidente do Sindvel.
O Sebrae também tem apostado no evento. "Sempre estamos promovendo a participação dos empreendedores em feiras. É uma oportunidade para que os empreendedores possam apresentar os produtos e serviços de Santa Rita do Sapucaí para todo o estado de Minas Gerais e restante do País", comentou Myrian Reis Sousa, gestora do Sebrae Vale da Eletrônica.
(O jornalista viajou para Santa Rita do Sapucaí convidado pelo Sebrae Minas).