AWS sofre instabilidade e serviços ao redor do mundo são afetados

há 1 dia 10
(c) 2019 Tony Webster.

O serviço de nuvem da Amazon Web Services (AWS) sofreu instabilidade na madrugada e manhã desta segunda-feira, 20, afetando serviços e clientes dependentes da infraestrutura da companhia em diferentes geografias, inclusive no Brasil. No momento, o problema está apenas parcialmente mitigado.

A AWS fez o primeiro alerta sobre instabilidade pouco após a meia-noite no horário de verão do Pacífico (PDT), ou por volta de 4h no horário de Brasília. O aumento nas taxas de erro e latência foi percebido entre clientes da região US-East-1 da AWS e, em seguida, em serviços e recursos globais dependentes de endpoints naquela região.

Pouco depois, a companhia apontou como causa raiz da ocorrência um problema relacionado à resolução do DNS (Domain Name System) em endpoints da US-East-1. A região é considerada central nos serviços da AWS, sendo localizada no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

Cerca de duas horas depois a provedora passou a reportar sinais de recuperação e por volta das 7:30 no horário de Brasília, a AWS anunciou que o problema no DNS estava mitigado. A recuperação de serviços, contudo, segue em curso: pouco após o meio-dia no horário de Brasília, somente 33 de 78 serviços impactados estavam restabelecidos.

"Ainda estamos observando taxas elevadas de erro ao tentar iniciar novas instâncias EC2. Estamos limitando o ritmo de criação de novas instâncias para ajudar na recuperação", afirmou update da AWS às 10h42. EC2 é o serviço da empresa que permite criar e executar máquinas virtuais (ou instâncias) na nuvem.

Já por volta das 11h30, a AWS reportou ainda enfrentar erros significativos de API e problemas de conectividade em vários serviços na região US-East-1.

Brasil

No Brasil, a plataforma Down Detector apontou instabilidade em serviços como possivelmente relacionadas aos problemas na AWS. É o caso do marketplace Mercado Livre, da fintech PicPay e da ferramenta de gestão de projetos Trello. Os três tiveram aumento significativo nos problemas reportados por clientes ao longo desta manhã.

A própria AWS e o portal de comércio eletrônico da Amazon também registraram aumentos nas ocorrências reportadas na plataforma.

Ler artigo completo