Polônia eleva orçamento de ciberdefesa para US$ 1,1 bilhão

há 1 mês 12

O governo polonês anunciou um substancial aumento em seu orçamento de cibersegurança, elevando-o de 600 milhões para um bilhão de euros (US$ 1,1 bilhão) este ano. A medida, conforme relatado pelo Financial Times, surge em resposta a uma série de alegados ciberataques de origem russa, supostamente concebidos para sabotar a infraestrutura crítica do país.

Leia também
Polônia diz ter sido alvo de hackers ligados ao Exército russo
CISA segue monitorando tudo – inclusive a Rússia

Dariusz Standerski, Vice-Ministro polonês para Assuntos Digitais, revelou ao jornal que o país enfrenta “entre 20 e 50 tentativas diárias de danificar a infraestrutura crítica”. Embora a maioria desses esforços seja neutralizada, Standerski confirmou que diversos ataques contra hospitais foram bem-sucedidos, causando interrupções operacionais. Ele também informou que, no mês passado, um grupo com apoio russo conseguiu se infiltrar nas redes de TI de uma estação de tratamento de água que atende uma das maiores cidades da Polônia, mas os invasores foram detectados antes que pudessem causar qualquer prejuízo.

Na semana passada, a Polônia sofreu uma invasão de seu espaço aéreo por 19 drones reconhecidos como sendo russos, alguns dos quais foram abatidos por aeronaves polonesas e da OTAN.

Ler artigo completo