A Polícia Federal informou em seu noticiário que prendeu em flagrante, na sexta-feira (12/9), oito “integrantes de uma organização criminosa responsável por ataque hacker contra o sistema financeiro nacional”. Embora a nota tenha sido divulgada pela Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo, o órgão também ainda não informou onde foram feitas as prisões. Foram presos José Elvis dos Anjos Silva, Fernando Vieira da Silva, Rafael Alves Loia, Marcos Vinícius dos Santos, Klayton Leandro Matos de Paulo, Guilherme Marques Peixoto, Nicollas Gabriel Pytlak e Maicon Douglas de Souza Ribeiro Rocha.
Leia também
Roubo bilionário em supply chain financeiro do Brasil
Preso primeiro suspeito do roubo bilionário a bancos
Fontes que têm conhecimento de detalhes do assunto disseram que as prisões ocorreram na madrugada do dia 12, numa casa na cidade de São Paulo. Na ocasião, os suspeitos estavam de posse de um notebook aparentemente furtado da Caixa Econômica Federal e com acesso à rede da instituição. O portal G1 informou que o notebook teria sido furtado de uma agência no bairro do Brás, na capital paulista, “e depois entregue para outras pessoas em um carro e levado para outro imóvel onde o grupo foi encontrado pela PF”.
As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos.
Segundo a nota do órgão, “o grupo é suspeito de praticar fraudes bancárias contra instituições financeiras, na tentativa de subtração de valores do Arranjo de Pagamento Instantâneo (PIX), mediante acesso indevido à conta PI mantida por instituições financeiras junto ao Banco Central”.
As prisões em flagrante foram convertidas em preventivas, e os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa e tentativa de furto qualificado por meio eletrônico, informou a polícia. “As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e a Polícia Federal reafirma seu compromisso no combate às fraudes eletrônicas e à proteção do sistema financeiro nacional”, finaliza a nota.