A ML Gomes, empresa brasileira de serviços de recuperação de crédito extrajudicial e judicial, anuncia que adotou a tecnologia Nutanix para modernizar sua infraestrutura tecnológica, em um projeto desenvolvido em parceria com a integradora ST3Tailor. O objetivo foi investir em inovação tecnológica para suportar a expansão dos negócios da empresa e incorporar novos recursos de segurança da informação à suas atividades.
A ML Gomes é uma empresa especializada em recuperação de créditos com atuação em todo território nacional, fundada em 1987. Antes do projeto atual, a empresa operava com uma infraestrutura consolidada baseada em servidores HP e VMware. Visando modernizar seu ambiente tecnológico, foi definido um plano estratégico para adoção de soluções mais inovadoras, com foco em escalabilidade, segurança e eficiência operacional.
Realizado um mapeamento junto com a integradora ST3Tailor, foi identificado que o projeto previa um aumento de processamento, maior espaço de armazenamento em disco e, principalmente, adição de recursos robustos de segurança.
Os benefícios para a operação
A plataforma Nutanix está em operação desde outubro de 2023. De lá para cá, Ricardo Ferreira Nery, superintendente de TI da ML Gomes, destaca importantes melhorias da parte operacional da ML Gomes com o uso de Nutanix.
Houve um aumento de desempenho entre 20% e 50% no processamento de informações, reduzindo o tempo de execução de mais de uma hora para até 20 minutos. Além disso, os processos de BI apresentaram uma melhoria significativa na geração de relatórios, com aceleração de até cinco vezes. As rotinas que anteriormente levavam 60 minutos para serem processadas agora são concluídas em um intervalo de 10 a 15 minutos.
A ML Gomes utiliza ferramentas digitais avançadas, como chatbots integrados ao WhatsApp e aos CRMs de cobrança, promovendo um contato direto e eficiente com os clientes. Essas soluções exigem uma infraestrutura tecnológica robusta e escalável. Nesse contexto, a adoção da plataforma Nutanix foi estratégica, viabilizando o crescimento sustentável da empresa e garantindo alta performance para suas operações digitais.
Segundo a equipe de TI da ML Gomes, a escolha pela tecnologia Nutanix teve como diferencial a hiperconvergência e os recursos avançados de segurança de rede.
Além da qualidade técnica, o projeto se destacou pela excelente relação custo-benefício, fator decisivo para sua viabilidade. O planejamento e a execução conduzidos pela integradora ST3Tailor também foram fundamentais para o sucesso da iniciativa.
Infraestrutura modernizada
A estrutura Nutanix na ML Gomes é composta por cinco servidores físicos e aproximadamente 130 servidores virtuais (servidores Windows e servidores de banco de dados).
A ML Gomes opera com um sistema robusto, totalmente on-premise, que sustenta suas atividades de recuperação de crédito, tanto extrajudicial quanto judicial.
Com mais de 1.300 colaboradores distribuídos entre áreas operacional, jurídica e administrativa, a empresa destaca a atuação de mais de 200 profissionais no setor jurídico, que lidam diretamente com o armazenamento de dados e imagens, reforçando a importância de uma infraestrutura sólida e eficiente.
No projeto, foi adotado o Nutanix Cloud Infrastructure (NCI), uma plataforma que unifica computação, armazenamento e rede em um único ambiente lógico. Essa solução oferece flexibilidade e escalabilidade essenciais para o setor de cobranças, que é sazonal e pode demandar rápida expansão no número de clientes, colaboradores ou usuários.
Segurança da informação como prioridade
Hoje, a ML Gomes conta com 1.500 máquinas conectadas à rede e possui os principais bancos do Brasil como clientes, além de bancos de montadoras, instituições financeiras, consórcios e empresas do setor imobiliário. Em vista disso, internamente, são tidos como prioridade e seguem padrões rígidos os tópicos de segurança da informação, LGPD e demais regulações.
O investimento foi uma necessidade que fez com que a ML Gomes buscasse por melhorias em diversas camadas da segurança da informação a fim de atender aos requisitos exigidos por seus clientes. Embora já oferecesse um ambiente monitorado com firewall, antivírus, todos processos padrão implementados, outro ponto de vantagem trazido pela Nutanix foi a microssegmentação. A microssegmentação é uma prática recomendada de segurança a qual ajuda a organização a controlar e limitar o acesso à rede entre workloads no data center ou em ambientes de nuvem.
Usando a tecnologia de virtualização de rede em vez de vários firewalls físicos, a TI foi capaz de segmentar uma rede em compartilhamentos individuais de dados ou workloads e, em seguida, implementou controles de segurança exclusivos baseados em políticas personalizadas e alto controle de acesso baseados na filosofia de Zero Trust.
"Segundo Nery, manter o equilíbrio entre produtividade e segurança é essencial. A migração total para a nuvem não foi considerada vantajosa, e a decisão de manter a infraestrutura on-premise visa garantir maior controle e proteção dos dados, alinhando-se às necessidades específicas da empresa e de seus clientes."
Projetos futuros
Um dos pontos que chamou a atenção do projeto foi o de não descartar um ambiente híbrido com nuvem no futuro, caso o negócio exija.
A ML Gomes passou recentemente por um assessment de segurança e obteve o relatório SOC 2 Tipo 2, reforçando seu compromisso com boas práticas de conformidade e proteção de dados. Além disso, a empresa avalia projetos de disaster recovery (DR) em parceria com a Nutanix e a integradora ST3Tailor, como parte da estratégia de continuidade e resiliência operacional.
"A tecnologia é uma grande aliada na aceleração de processos, mas precisa ser habilitada pela segurança da informação e ter um bom retorno de investimento. Com uma cobrança cada vez maior junto à equipe de TI para geração de projetos com resultados tangíveis, o planejamento e execuções perfeitas são cruciais para a ML Gomes. Ficamos muito contentes em trabalhar com nossos parceiros da ST3 Tailor e constatamos agora um ambiente mais preparado para o futuro e eficiente, com benefícios claros ao negócio", afirma Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix Brasil.