
- WhatsApp vai exibir um aviso de confirmação ao compartilhar a tela com contatos desconhecidos para prevenir golpes.
- O aviso é voltado principalmente para idosos, grupo mais vulnerável a golpes de engenharia social.
- O Messenger também terá ferramentas de detecção de golpes, incluindo análise por IA e opções de bloqueio e denúncia.
O WhatsApp exibirá um aviso de confirmação sempre que alguém tentar usar o compartilhamento de tela em uma chamada de vídeo com um contato que não está salvo na agenda. De acordo com a Meta, empresa-mãe do mensageiro, a nova camada de segurança deve proteger os usuários contra golpistas.
A medida visa combater táticas de engenharia social, nas quais golpistas se passam por atendentes de banco ou suporte técnico para induzir a vítima a compartilhar a tela e, assim, roubar dados sensíveis, como informações de login e senhas de aplicativos financeiros.
O principal público-alvo do novo aviso são pessoas idosas, que costumam ser enganadas por esquemas golpistas na internet — ainda mais com a ascensão da IA e o uso das ferramentas para aprimorar os ataques. Dados do FBI, citados pela própria Meta, revelam que adultos com 60 anos ou mais perderam um total de US$ 4,8 bilhões em golpes online apenas em 2024.
Como vai funcionar o alerta?

Ao iniciar o compartilhamento de tela com um número desconhecido, uma janela de aviso aparecerá com a seguinte mensagem: “Só compartilhe sua tela com pessoas em quem você confia”. O texto ainda reforça que o interlocutor poderá ver tudo o que for exibido no aparelho, incluindo dados bancários.
Essa etapa extra serve como um momento de reflexão para o usuário, dando-lhe a chance de reconsiderar a ação antes que seja tarde demais. A Meta aposta que o alerta pode ser o suficiente para quebrar o roteiro dos golpistas e evitar que o crime se concretize.
Messenger também terá aviso

A nova função faz parte de uma iniciativa da Meta para combater redes criminosas. A empresa afirma que golpistas criam sites e anúncios falsos prometendo benefícios governamentais ou serviços de renegociação de dívidas para roubar informações pessoais.
Por isso, além do reforço no WhatsApp, a companhia também anunciou que está testando, no Messenger, ferramentas avançadas de detecção de golpes. Quando um usuário receber uma mensagem suspeita, um aviso aparecerá, permitindo que o conteúdo seja encaminhado para uma análise de IA da Meta.
Se o sistema detectar um golpe em potencial, ele mostrará ao usuário uma lista com sinais comuns de fraude e a opção de bloquear e denunciar a conta. A Meta ainda não informou quando liberará essa funcionalidade.
O Messenger é uma das principais vias para golpistas, especialmente pelo marketplace do Facebook, já que as negociações se dão pelo mensageiro. Na rede social, são comuns golpes como anúncios falsos, propagandas enganosas e outras fraudes que envolvem engenharia social.
Com informações do Engadget
MetaWhatsAppFacebook MessengerInteligência Artificial (IA)FBIFacebook