iOS 26.1 Beta 4 traz nova opção para reduzir transparência do Liquid Glass

há 9 horas 5
Imagem mostra uma mão segurando um iPhone com o sistema iOS 26 beta. A mão e o aparelho estão sobre uma mesa de madeira. Na parte inferior direita, o logotipo do "tecnoblog" é visível.Primeira versão do Liquid Glass no iOS 26 antes do lançamento (foto: Thássius Veloso)
Resumo
  • A Apple adicionou um controle de transparência para o Liquid Glass no iOS 26.1, iPadOS 26.1 e macOS Tahoe 26.1, permitindo escolher entre visual transparente e mais opaco.
  • O novo controle está disponível em “Ajustes” no iPhone e iPad e em “Ajustes do Sistema” no Mac.
  • A mudança veio após feedbacks de usuários que acharam a transparência excessiva, dificultando a leitura de notificações e identificação de botões.

A Apple implementou um novo controle de transparência para o Liquid Glass em seus sistemas operacionais. A opção aparece no quarto beta público do iOS 26.1, do iPadOS 26.1 e do macOS Tahoe 26.1.

Com a nova configuração, é possível escolher entre um visual quase totalmente transparente, que é o padrão do sistema, e outro mais opaco e com mais contraste. A seleção é aplicada por todo o sistema, incluindo aplicativos, notificações e tela de bloqueio.

No iPhone e no iPad, para acessar o novo controle, você deve ir a “Ajustes”, “Tela e Brilho” e “Liquid Glass”. Já no Mac, a configuração fica em “Ajustes do Sistema” e “Aparência”.

Ao TechCrunch, a Apple declarou ter recebido, antes mesmo do lançamento oficial, feedback de usuários que gostariam de um visual mais opaco para o Liquid Glass. Por isso, está testando o recurso na mais recente versão beta de seus sistemas.

Vale dizer que se trata ainda de uma versão de testes. A Apple ainda pode fazer alterações até o lançamento do iOS 26.1 para o público geral.

Liquid Glass dividiu opiniões

O Liquid Glass é uma das principais novidades da atual geração de sistemas operacionais da Apple, marcando o redesign mais profundo dos softwares da marca desde a migração para o flat design em 2013, com o iOS 7.

A nova linguagem visual tem itens translúcidos e imita o comportamento do vidro, distorcendo levemente as imagens de fundo. As animações também ficaram mais suaves. No entanto, muitos usuários apontaram que, com tanta transparência, fica difícil ler notificações ou identificar botões.

Mesmo a Apple parecia não estar totalmente satisfeita com o resultado: as várias versões beta do iOS 26 liberadas antes do lançamento oficial tiveram idas e vindas no visual, buscando agradar os críticos sem abrir mão dos princípios do novo design. Apesar disso, os sistemas foram lançados sem muitas opções para a interface.

Quem estivesse insatisfeito com o visual da nova interface da Apple poderia recorrer à opção “Reduzir Transparência”, que pode ser encontrada nos ajustes de acessibilidade. Com ela, todos os elementos do Liquid Glass passavam a ser exibidos com uma cor sólida no fundo. A nova configuração pode ser um meio-termo, melhorando a legibilidade sem abandonar a ideia original do design.

Com informações do TechCrunch e do MacRumors

Ler artigo completo