
- Samsung anunciou a chegada do app da IA Perplexity às smart TVs de 2023 a 2025.
- O aplicativo oferece respostas diretas e em tempo real com base em fontes da internet.
- Rumores apontam que a Samsung pode adotar a Perplexity no lugar do Google Assistente também nos celulares, a começar pela linha Galaxy S26.
A Samsung anunciou nesta terça-feira (21/10) que o aplicativo da Perplexity, a popular ferramenta de buscas com inteligência artificial, está chegando às suas smart TVs. A novidade já está disponível para os modelos mais recentes da marca e chega como o primeiro app do gênero para televisores.
Segundo a empresa, além de todas as TVs lançadas em 2025, o app também chegará a aparelhos de 2023 e 2024 através de uma atualização de software prevista para o final do ano. A gigante sul-coreana tem apostado em IA e pode ter uma aproximação cada vez maior com a startup.
Como é o app na TV?

A proposta é levar a experiência do “mecanismo de respostas” da Perplexity para a tela grande. Em vez de apenas apresentar links, como no Google, a IA responde às perguntas com informações compiladas de fontes da internet, de forma direta e em tempo real.
O usuário pode fazer as buscas por comando de voz ou usando o teclado virtual. Os resultados são exibidos em “cards” adaptados ao formato, e não apenas em blocos de texto.
O aplicativo funciona de forma independente, mas também faz parte da iniciativa Vision AI Companion da Samsung, uma plataforma que busca unificar as funções de IA dos televisores em uma experiência mais intuitiva. Para usar, basta aceitar os termos e permitir o acesso ao microfone para os comandos de voz.
Para incentivar o uso, a Perplexity está oferecendo um ano de assinatura gratuita do seu plano Pro, que pode ser resgatada por um QR code dentro do app.
Parceria pode chegar à linha Galaxy

A chegada da Perplexity às TVs da Samsung acompanha outra possível negociação revelada em junho, envolvendo um trabalho em conjunto ainda mais profundo para levar a IA aos celulares da linha Galaxy.
As conversas previam a substituição do Google Assistente pela tecnologia da Perplexity como padrão nos smartphones, com uma integração que poderia começar já na linha Galaxy S26. O acordo também poderia envolver um investimento pesado da Samsung na startup.
Apesar do avanço da parceria com a sul-coreana, a Perplexity tem um histórico recente de polêmicas. A Cloudflare já acusou a startup de ignorar protocolos e extrair dados de sites de forma indevida.
Além disso, assim como outras big techs de inteligência artificial, a empresa enfrenta processos por violação de direitos autorais movidos por dois dos maiores grupos de mídia do Japão (Nikkei e a Asahi Shimbun) e, mais recentemente, pelo famoso dicionário americano Merriam-Webster.
Coreia do SulInteligência Artificial (IA)Perplexity.aiSamsungTV (televisor)Google AssistenteGoogleJapãoCloudflare