Galaxy S26 pode usar apenas chips Exynos

há 1 dia 5
Uma mão segura um smartphone Samsung de cor prateada contra um fundo azul. O aparelho possui um design premium com cantos retos e uma configuração de câmera traseira composta por quatro lentes dispostas verticalmente no canto superior esquerdo. O logo da Samsung está gravado na parte inferior traseira do dispositivo.Sucessor do Galaxy S25 Ultra pode abandonar chipset Snapdragon (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Resumo
  • Samsung pode adotar o chip Exynos 2600 em toda a linha Galaxy S26, substituindo o Snapdragon.
  • Segundo a agência sul-coreana Yonhap, o Exynos 2600 terá litografia de 2 nm, CPU de dez núcleos ARM C1 e GPU Xclipse 950, com desempenho superior.
  • Se confirmada, esta seria a quinta mudança recente nos chipsets da linha Galaxy.

A Samsung pode equipar toda a linha Galaxy S26 com seu novo processador Exynos 2600. Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, será a primeira vez em quatro anos que o chipset será usado nos modelos Ultra (o último foi o Galaxy S22 Ultra).

Contudo, seria a quinta mudança recente no chipset da linha. Atualmente, a família Galaxy S25 usa Snapdragon da Qualcomm em todos os aparelhos. Se confirmada a informação divulgada hoje (20/10), a mudança unificaria o Exynos, linha de processadores própria, como chipset padrão da fabricante em todos os mercados.

O que esperar do Exynos 2600?

Exynos 2600 promete superar chips da Apple e Qualcomm em IA e desempenho gráfico (imagem: divulgação)

De acordo com a agência, o Exynos 2600 será construído no processo de fabricação de 2 nanômetros (nm) da Samsung Foundry. O chip contaria com uma CPU de dez núcleos da série ARM C1 e uma GPU Xclipse 950, que utiliza a arquitetura RDNA da AMD, dando continuidade à parceria técnica entre as duas empresas. A produção em massa do componente estaria programada para começar no próximo mês.

A reportagem afirma que o salto de performance é substancial, com base em relatos de testes internos da empresa. A unidade de processamento neural (NPU), componente crucial para tarefas de inteligência artificial, seria seis vezes superior à do chip A19 Pro da Apple.

Em comparação com o mesmo processador da concorrente, o Exynos 2600 teria demonstrado um desempenho 15% superior em CPU multi-core e até 75% maior em GPU em determinados benchmarks.

Quando comparado ao rival direto no ecossistema Android, o Snapdragon 8 Elite Gen 5 da Qualcomm, o chip da Samsung também teria apresentado um desempenho de NPU 30% maior e de GPU até 29% superior.

Histórico controverso

Samsung Galaxy S21 com chip Exynos 2100Exynos é a família de processadores criada pela Samsung (foto: Lucas Braga/Tecnoblog)

Ainda assim, a trajetória dos processadores Exynos é marcada por algumas controvérsias. Como lembra o SamMobile, relatos indicaram superaquecimento e desempenho inferior do Exynos 2200 da linha Galaxy S22 em relação ao Snapdragon equivalente.

Em resposta, a Samsung equipou globalmente o Galaxy S23 com o Snapdragon 8 Gen 2. Na linha S24, a empresa voltou a usar o Exynos 2400 nos modelos base e Plus em regiões fora dos EUA e China, incluindo o Brasil, mantendo o Snapdragon apenas no S24 Ultra.

Depois, a Samsung alterou novamente a abordagem com a linha Galaxy S25 e optou por equipar todos os modelos da série globalmente — versões base, Plus e Ultra — com o processador Snapdragon 8 Elite, unificando sua linha principal com um único fornecedor de chip em 2025.

Além do Exynos 2600, o Galaxy S26 Ultra pode trazer um novo design para as câmeras. Imagens compartilhadas pelo leaker Tarun Vats, conhecido por antecipar lançamentos da Samsung em sua conta no X, mostram as três lentes principais em uma ilha elevada na traseira do aparelho.

Ler artigo completo